terça-feira, 15 de junho de 2010

Sem essa tal vibe verde e amarela

De longe ouvia-se os apitaços, vuvuzelas(sim, pode acreditar, até aqui no Brasil, mais especificamente, São Paulo,isso virou febre) buzinas e gritarias do tipo "Brasil, Hexacampeão, porra!". O relógio do celular marcava, 7h30 da manhã!!!! E para quem tinha dormido com muita dificuldade, às três da madruga, acordei muiiitooo de bem com a vida. Querendo sair por aí, vestida de verde e amarelo....
Sentei na cama e pensei "Inacreditável, 7h30 da manhã e o povo já está assim. Imagina na hora do jogo, eu quero morar numa bolha". E voltei a dormir, cinco minutos depois, foguetórios, vuvuzelas, gente gritando na rua, buzinas novamente. E sentei de novo na cama e pensei "Não tem jeito, vamos acordar." Acordei, mas fiquei deitada na cama, curtindo a minha preguiça.
Todas as copas que já vivenciei são assim. As pessoas se transformam, algumas viram seres irreconhecíveis e assustadores. Outros, são patriotas, agora sabem de cor o hino nacional, até levantam e põem a mão no peito esquerdo quando o escutam. Uns que viviam reclamando de como o país anda mal, que o Lula não faz nada, a partir de hoje tem orgulho de ser brasileiro. A programação da televisão é absurdamente irritante. No país, ninguém mais é assaltado, assassinado, não tem mais tráfico de drogas... todos estão juntos, bandidos e policiais, torcendo para que o Brasil ganhe o mundial, e retorne com o hexacampeonato a tiracolo.Todas as propagandas falam sobre a copa do mundo. As sacolinhas plásticas dos supermercados tem estampado, o emblema da bandeira do Brasil. Todas as lojas de vestuário e em qualquer lugar vendem camisas e bugingangas verde, amarela, azul, branca, enfim, com todas as cores da bandeira nacional. Algumas empresas encerram expediente. Órgãos públicos, acreditem, param. Amigos ligam de cinco em cinco minutos, "Ei Lígia, vem aqui, assistir o jogo com a gente, vai ter churrasco". E todo mundo, 20 milhões de pessoas que vivem em terras paulistanas tentando ao mesmo tempo, voltar pra casa, ir para casa de amigos, barzinhos, enfim, tudo para assistir o jogo de estreia do Brasil, sil, sil. E o melhor de tudo, muita gente cantando a música oficial da Copa e que é música-tema do comercial da Coca Cola "ooooo, ooooo, ooooo".
E de repente, eu me encontro nessa confusão que tem cor, verde e amarela. E sem entender, olho para os lados e continuo sem entender, o motivo de tanta histeria. De tanta loucura, de tanta alegria. Eu sei, o Brasil tem grandes chances de conseguir o hexacampeonato. Não, não sou antipatriota. Amo o meu país e sempre me orgulhei de ser brasileira. Mas não consigo enxergar motivo para que todos fiquem assim, por causa de um campeonato. Por que, em dia de eleição, não vimos pessoas vestidas de verde e amarelo? Copa do mundo, não muda vida de ninguém, exceto dos envolvidos no futebol brasileiro e mundial. Os jogadores que já recebem milhões de dólares, euros e mais moedas estrangeiras que valem muito mais que o nosso dinheiro, o real. A Fifa dá prêmios milionários para os três vencedores da Copa do Mundo, mas não sei, o que é feito desse dinheiro. Serão doados para cada brasileiro, vai para os cofres públicos? Acho que não. Então, Copa do mundo é boa para quem? Para mim, que não tenho loja, bar, hotel,operadora de celular, não sou dona da Coca Cola, não tenho uma rede de televisão, não ganho nada com isso. Então, para que, vou gastar meu mísero dinheirinho, conseguido com muito suor, para torcer pelo Brasil. Pra que?
Não estou amargurada e triste, só por não estar na mesma "vibe" de todos. E também, não sou do contra e nem quero chamar atenção por causa disso. Podem, me chamar de rabugenta, mas só não vejo motivo para enlouquecer, beber até cair e "uhu somos todos brasileiros e temos orgulho disso".
Às vezes, acho que sou extraterrestre e nesse mês, gostaria muito de morar numa bolha. Mas como isso, não é possível. Vou observando e esperando ansiosamente para que o mês de julho chegue logo, e ter a certeza que até lá, ninguém se lembre da vuvuzela, de que o presidente da África so Sul se chama Jacob Zuma e que ainda existe apartheid por lá. E tudo vai voltar ao normal, com menos histeria e sem cores verdes e amarelas pelas ruas. Vai tudo voltar a mesmice de todos os dias.

Nenhum comentário: